Comunicação, decolonialidade e a possibilidade de fazer-mundo: uma crítica a partir de Malcom Ferdinand
DOI:
https://doi.org/10.31657/fdefwv70Resumo
O artigo procura pensar a pesquisa em comunicação por uma chave ecológica e decolonial. Nossos apontamentos tomam como ponto de partida as reflexões de Malcom Ferdinand (2022), em Uma ecologia decolonial, sua crítica às ontologias e às epistemologias perpetuadoras da catástrofe, bem como suas proposições sobre como podemos sustentar modos de fazer-mundo calcados na emancipação e nas liberdades. Em especial, pensamos o horizonte da catástrofe socioambiental em sua capacidade de fricção na temporalidade imediata, demonstrando que narrar o nosso tempo significa atravessar os acontecimentos sem silenciar o passado colonial e os gestos de aniquilação do biodiverso, ou seja, modos de ser que permitam a resistência e a coexistência de distintos mundos, fruto de um deslocamento epistêmico dos pensamentos e animados pelo coração da ecologia. Por fim, pensamos como o jornalismo, pela ótica da cidadania comunicativa, pode ser uma dessas formas confluentes de narrar o Antropoceno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.