As relações de consumo do livro por leitores conectados

Autores

  • Bernardo Queiroz Pontifícia Universidade Católica PUC-SP
  • Alessandra de Castro Barros Marassi Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v2i4.75

Resumo

Existem poucos suportes midiáticos tão extensivamente analisados como o livro. Ao serem o pilar da acumulação e passagem do conhecimento durante os últimos séculos, os livros passaram uma pesada renegociação de seu papel (perdoem o trocadilho) no cenário midiático do século XXI. Suas conexões em rede, seus equivalentes digitais, seus discursos de morte e suas reconfigurações são os assuntos discutidos por Alessandra Barros Marassi em seu Interações digitais e o consumo do livro.

Biografia do Autor

  • Bernardo Queiroz, Pontifícia Universidade Católica PUC-SP

    Jornalista e editor, mestre em Comunicação pela UFPE e Doutor pela PUC-SP em Comunicação e Semiótica sob orientação da Dra. Lúcia Leão. Pesquisa as relações entre novas tecnologias e o cinema, e suas consequências para a atenção e a cognição no século XXI. Pesquisa realizada com bolsa do CNPQ.  professor do curso de Jornalismo da universidade Anhembi Morumbi, onde leciona a cadeira de Novas Mídias.

  • Alessandra de Castro Barros Marassi, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM
    Mestra em comunicação em comunicação e semiótica pela PUC-SP, com uma longa vida profissional em algumas das maiores agências de publicidade e marketing do país: JWT, RSGG, EUROS e outras. Docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação FAPCOM e membro do grupo de pesquisa CCM: Comunicação e Criação nas Mídias.

Referências

BAUMAN, Zygmund. Vidas para consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de

Janeiro: UFRJ, 2005.

ECO, Umberto. Da internet a Gutemberg. Conferencia na Italian Academy for Advanced Studies

in America, 1996. Disponível em: <http://www.inf.ufsc.br/~joao.bosco.mota.alves/InternetPort.

html>.

FIDDLER, Roger. Mediamorphosis. Boston: MIT Press, 1997.

KITTLER, Friedrisch. A história dos meios de comunicação. In: LEO, Lúcia. O Chip e o

caleidoscópio. São Paulo: Editora Senac, 2005.

Downloads

Publicado

05/09/2018

Como Citar

As relações de consumo do livro por leitores conectados. (2018). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 2(4), pág. 161-164. https://doi.org/10.31657/rcp.v2i4.75