As relações de consumo do livro por leitores conectados
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v2i4.75Resumo
Existem poucos suportes midiáticos tão extensivamente analisados como o livro. Ao serem o pilar da acumulação e passagem do conhecimento durante os últimos séculos, os livros passaram uma pesada renegociação de seu papel (perdoem o trocadilho) no cenário midiático do século XXI. Suas conexões em rede, seus equivalentes digitais, seus discursos de morte e suas reconfigurações são os assuntos discutidos por Alessandra Barros Marassi em seu Interações digitais e o consumo do livro.
Referências
BAUMAN, Zygmund. Vidas para consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de
Janeiro: UFRJ, 2005.
ECO, Umberto. Da internet a Gutemberg. Conferencia na Italian Academy for Advanced Studies
in America, 1996. Disponível em: <http://www.inf.ufsc.br/~joao.bosco.mota.alves/InternetPort.
html>.
FIDDLER, Roger. Mediamorphosis. Boston: MIT Press, 1997.
KITTLER, Friedrisch. A história dos meios de comunicação. In: LEO, Lúcia. O Chip e o
caleidoscópio. São Paulo: Editora Senac, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.