A comunicação e o outro: reflexões a partir da questão do ser em Heidegger

Autores

  • Tales Tomaz Universidade de Salzburgo

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v3i5.95

Resumo

Este artigo aborda a comunicação e o outro no pensamento do filósofo alemão Martin Heidegger, tomando como referência a fase da ontologia fundamental. A partir de passagens em que aparece o termo Mitteilung, normalmente traduzido como comunicação, o texto discute a vinculação inextricável desse conceito com outros típicos da obra de Heidegger, especialmente Dasein, mundo e compreensão de ser. Nesse exercício, evidencia-se ainda o importante papel da alteridade tanto na compreensão de ser quanto na comunicação, razão pela qual o texto também explora o sentido do outro numa tal conceituação. Com esse pano de fundo, o artigo propõe duas teses básicas, a de que a comunicação é um fenômeno que emerge a partir da compreensão de ser e a de que o outro, em seus múltiplos sentidos, tem primazia no ato comunicativo, que se configura antes de tudo como resposta ao acontecimento da alteridade.

Palavras-chave: Comunicação. Outro. Ser. Heidegger

Biografia do Autor

  • Tales Tomaz, Universidade de Salzburgo
    Tales Tomaz atua como pesquisador de Economia Política da Comunicação na Universidade de Salzburgo (Áustria). doutor pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), foi docente do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) por 10 anos nas áreas de Teorias da Comunicação e Metodologia de Pesquisa e já publicou diversos textos em Filosofia da Comunicação, dos media e da técnica.

Referências

CHANG, Briankle G. Deconstructing communication: representation, subject, and economies of Exchange. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.

DE CASTRO, Fábio. Linguagem e comunicação em Heidegger. Galáxia, n. 27, p. 85-94, jun. 2014.

DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

GUNKEL, David. Communication and Artificial Intelligence: Opportunities and Challenges for the 21st Century. Communication +1, v. 1, 2012.

HEIDEGGER, Martin. Die Grundbegriffe der Metaphysik: Welt, Endlichkeit, Eisamkeit. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1983a.

___________. Einführung in die Metaphysik. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1983b.

___________. Grundprobleme der Phänomenologie. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 2005.

___________. Metaphysische Anfangsgründe der Logik im Ausgang von Leibniz. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1978.

___________. Sein und Zeit. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1977.

___________. Wegmarken. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1976.

LEIDLMAIR, Karl. Künstliche Intelligenz und Heidegger: ber den Zwiespalt von Natur und Geist. Munique: Fink, 1991.

LEMOS, André. A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.

MACINTYRE, Alasdair. Dependent rational animals: why human beings need the virtues. Illinois: Open Court, 1999.

MCGRATH, S. J. Heidegger: a (very) critical introduction. Michigan/Cambridge: Grand Rapids, 2008.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011. (Coleção Biblioteca do Pensamento Moderno)

MERSCH, Dieter. Die Frage nach der Alterität: Chiasmus, Differenz und die Wendung des Bezugs. In: DALFART, Ingolf U.; STOELIGER, Philipp (Orgs.). Hermeneutik der Religionen. Tübingen: Mohr Sibeck, 2007, p. 35-57.

MICHALSKI, Mark. Fremdwahrnehmung und Mitsein: zur Grundlegung der Sozialphilosophie im Denken Max Schelers und Martin Heideggers. Bonn: Bouvier Verlag, 1997.

PINCHEVSKY, Amit. Interruption and Alterity: Dislocating Communication. 2003. Tese (Doutorado em Communications)Faculty of Arts, McGill University, Montreal, 2003.

Downloads

Publicado

19/03/2019

Como Citar

A comunicação e o outro: reflexões a partir da questão do ser em Heidegger. (2019). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 3(5), 89-102. https://doi.org/10.31657/rcp.v3i5.95