A comunicação e o outro: reflexões a partir da questão do ser em Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v3i5.95Resumo
Este artigo aborda a comunicação e o outro no pensamento do filósofo alemão Martin Heidegger, tomando como referência a fase da ontologia fundamental. A partir de passagens em que aparece o termo Mitteilung, normalmente traduzido como comunicação, o texto discute a vinculação inextricável desse conceito com outros típicos da obra de Heidegger, especialmente Dasein, mundo e compreensão de ser. Nesse exercício, evidencia-se ainda o importante papel da alteridade tanto na compreensão de ser quanto na comunicação, razão pela qual o texto também explora o sentido do outro numa tal conceituação. Com esse pano de fundo, o artigo propõe duas teses básicas, a de que a comunicação é um fenômeno que emerge a partir da compreensão de ser e a de que o outro, em seus múltiplos sentidos, tem primazia no ato comunicativo, que se configura antes de tudo como resposta ao acontecimento da alteridade.
Palavras-chave: Comunicação. Outro. Ser. Heidegger
Referências
CHANG, Briankle G. Deconstructing communication: representation, subject, and economies of Exchange. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.
DE CASTRO, Fábio. Linguagem e comunicação em Heidegger. Galáxia, n. 27, p. 85-94, jun. 2014.
DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
GUNKEL, David. Communication and Artificial Intelligence: Opportunities and Challenges for the 21st Century. Communication +1, v. 1, 2012.
HEIDEGGER, Martin. Die Grundbegriffe der Metaphysik: Welt, Endlichkeit, Eisamkeit. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1983a.
___________. Einführung in die Metaphysik. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1983b.
___________. Grundprobleme der Phänomenologie. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 2005.
___________. Metaphysische Anfangsgründe der Logik im Ausgang von Leibniz. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1978.
___________. Sein und Zeit. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1977.
___________. Wegmarken. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1976.
LEIDLMAIR, Karl. Künstliche Intelligenz und Heidegger: ber den Zwiespalt von Natur und Geist. Munique: Fink, 1991.
LEMOS, André. A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.
MACINTYRE, Alasdair. Dependent rational animals: why human beings need the virtues. Illinois: Open Court, 1999.
MCGRATH, S. J. Heidegger: a (very) critical introduction. Michigan/Cambridge: Grand Rapids, 2008.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011. (Coleção Biblioteca do Pensamento Moderno)
MERSCH, Dieter. Die Frage nach der Alterität: Chiasmus, Differenz und die Wendung des Bezugs. In: DALFART, Ingolf U.; STOELIGER, Philipp (Orgs.). Hermeneutik der Religionen. Tübingen: Mohr Sibeck, 2007, p. 35-57.
MICHALSKI, Mark. Fremdwahrnehmung und Mitsein: zur Grundlegung der Sozialphilosophie im Denken Max Schelers und Martin Heideggers. Bonn: Bouvier Verlag, 1997.
PINCHEVSKY, Amit. Interruption and Alterity: Dislocating Communication. 2003. Tese (Doutorado em Communications)Faculty of Arts, McGill University, Montreal, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.