Imaginário, representação e memória da Bahia cacaueira amadiana na telenovela Renascer: terra, diabo e fome

Autores

  • Antonio Hélio Junqueira USP

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v3i5.97

Resumo

O artigo visa identificar, analisar e interpretar o conjunto de relações vinculantes entre imagem, imaginário e memória na produção de sentidos pelos dispositivos teleficcionais brasileiros contemporâneos, a partir da mediação da literatura. Tendo como corpus empírico a telenovela Renascer, de Benedito Ruy Barbosa, a pesquisa persegue o agenciamento e a mobilização, por este autor, dos elementos estruturantes da representação sociocultural do ciclo cacaueiro na obra literária de Jorge Amado, enquanto prenhes de significações e sinalizadores do caráter veritativo da memória (RICOEUR, 1994) e, portanto, capazes de sustentar o real reconhecível e rememorável pelas audiências (AUMONT, 1993). Teórica e metodologicamente, o estudo se apoia na obra de Henri Bergson e na Análise do Discurso.

Palavras-Chave: Literatura. Produtos midiáticos. Teleficção seriada. Imaginário e representação. Memória.

Biografia do Autor

  • Antonio Hélio Junqueira, USP
    Doutor em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado e mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo, pelo PPGCOM-ESPM. Pesquisador científico dos Grupos Certificados pelo CNPq: Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Aplicadas à Educação/Escola do Futuro/ Universidade de São Paulo (USP), Comunicação e Consumo: educação e cidadania (PPGCOM ESPM) e Gestão de Negócios em Alimentos e Bebidas (UAM). Professor e pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi.

Referências

AMADO, J. São Jorge dos Ilhéus: romance. São Paulo: Martins, 1972.

___________. Cacau: romance. Rio de Janeiro: Record, 1976.

___________. Terras do sem fim: romance. Rio de Janeiro: Record, 1981.

___________. Tocaia grande: a face obscura: romance. Rio de Janeiro: Record, 1984.

ARROYO, L. A cultura popular em Grande sertão: veredas. Filiações e sobrevivências tradicionais, algumas vezes eruditas. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília: INL, 1984.

AUMONT, J. A imagem. Campinas, São Paulo: Papirus,1993.

BACCEGA, M. A. Ressignificação e atualização das categorias de análise da ficção impressa como um dos caminhos de estudo da narrativa teleficcional. In: BACCEGA, M. A.; OROFINO, M. I. R. (Orgs.). Consumindo e vivendo a vida: telenovela, consumo e seus discursos. São Paulo: PPGCOM ESPM, Intermeios, 2013. p. 27-48.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

BARTHES, R. Da História ao real. In: ______. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.

CNDIDO, A. [et al]. A personagem de ficção. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

CASTRO, J. Homens e caranguejos. São Paulo: Brasiliense, 1967.

CASTRO, M. L. D. (Org.). Televisão: entre o mercado e a academia. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 19-30.

HEINE, M. L. Jorge Amado e os coronéis do cacau. Ilhéus: Editus, 2004.

JUNQUEIRA, A. H. Eu vi um Brasil na TV: imaginário e representação do rural na primeira fase da telenovela Velho Chico. Comunicon 2016, ESPM, Anais..., São Paulo, 2016a.

JUNQUEIRA, A. H. Imaginário e memória na tessitura narrativa da telenovela Velho Chico: as mediações do cotidiano, XXXIX Intercom, Anais..., São Paulo, 2016b

KUNDERA, M. A arte do romance: (ensaio). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

LA PLANTINE, F.; TRINDADE, L. O que é imaginário. São Paulo: Brasiliense: 2003.

LOPES, M. I. V. Telenovela como recurso comunicativo. MATRIZes, ano 3, n. 1, p. 21-47, ago./dez. 2009,.

MACHADO, J. Diferença e descobrimento. O que é imaginário? A hipótese do excedente de significação. Porto Alegre: Sulina, 2017.

MELO FILHO, D. A. Mangues, homens e caranguejos em Josué de Castro: significados e ressonâncias. História, Ciência, Saúde Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 505-524, 2003.

MORIN, Edgar. A cultura de massa no século XX: neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 7. ed. Campinas, SP: Pontes, 2003.

RANCIRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994. Tomo I.

SOUZA, M. C. J. Telenovela e representação social: Benedito Ruy Barbosa e a representação do popular na telenovela Renascer. Rio de Janeiro: E-papers, 2004.

THOMASSEAU, J. M. O melodrama. São Paulo: Perspectiva, 2005.

SILVERSTONE, Roger. Let us return to the murmuring of everyday practices: a note on Michel de Certeau, televisiona and everyday life. Theory, Culture and Society, v. 6, p. 77-94, fev. 1989.

WILLIAMS, Raymond. Television: technology and a cultural form. New York: Shocken Books, 1975

Downloads

Publicado

19/03/2019

Como Citar

Imaginário, representação e memória da Bahia cacaueira amadiana na telenovela Renascer: terra, diabo e fome. (2019). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 3(5), 129-141. https://doi.org/10.31657/rcp.v3i5.97