A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v3i5.98Resumo
Na hipermodernidade, o tempo reduzido dos sujeitos perante o aumento das demandas cotidianas vem reconfigurando as formas de comunicar. Esse cenário é um desafio para a comunicação da Igreja Católica. Haja vista essas mudanças, visamos esclarecer de que forma os posts no Instagram do Papa Francisco se aproximam do sujeito hipermoderno. Para isso, realizamos uma netnografia, analisando as postagens nos meses de março de 2016 e março de 2018. Como resultado, avaliamos que o sujeito hipermoderno é hiperativo, com identidade cultural fragmentada e envolvido pela racionalidade, o que faz com que o Papa adapte o conteúdo de suas mensagens e utilize técnicas das redes sociais para captar a atenção dos seus fiéis.
Palavras-chave: Hipermodernidade. Identidade cultural. Igreja Católica. Instagram. Papa Francisco.
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