v. 3 n. 2 (2016): REVISTA COMFILOTEC

					Visualizar v. 3 n. 2 (2016): REVISTA COMFILOTEC

A revista da graduação - COMFILOTEC - da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM -, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista multimedial, destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas.

Este terceiro número da COMFILOTEC – Revista de Graduação da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM traz várias produções de alunos de diversos cursos da FAPCOM, abordando temas desenvolvidos em práticas investigativas no Programa de iniciação científica, trabalhos de conclusão de cursos e em atividades das disciplinas e de projetos de extensão.

A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz três artigos: 1) O posicionamento da marca Gopro a partir de estratégias de comunicação no Instagram, do aluno, do curso de Publicidade e Propaganda, José Henrique Andrade dos Santos; 2) A importância do discurso organizacional adequado para uma relação efetiva com o público terceirizado, considerado como não-essencial, da aluna, de Relações Públicas, Amanda Mendes Pires; 3) A importância da Filosofia para o Ensino Fundamental II, do aluno, do curso de Filosofia, Keller Reis Figueiredo.

A seção TCC destaca oito Trabalhos de Conclusão de Curso, dos quais apresentamos o Resumo e o link para a leitura, estando os trabalhos também disponíveis no acervo da Biblioteca da FAPCOM. Nesta edição apresentamos os seguintes trabalhos: 1) O desafio de tornar-se pessoa: o florescimento do humano em Martin Buber, monografia de Leandro Pereira de Castro; 2) A morte de Sócrates como uma nova maneira de pensar e viver na Grécia Antiga, monografia de Edson da Silva Pires; 3) O tratado Sobre as Duas Naturezas de Boécio: aspectos filosóficos da contraposição às heresias de Êutiques e Nestório, monografia de Gabriel Anderson Barbosa; 4) O corpo e a percepção através da ausência dos sentidos: um estudo sobre os indivíduos surdos, monografia de Renan Damaceno de Almeida Silva; 5) O problema da felicidade na filosofia trágica de Nietzsche, monografia de Gabriel Sanches Gonçalves; 6) A ontologia da alma em São Tomás de Aquino, monografia de Moacir Ferreira Filho; 7) Associação Milícia da Imaculada: o amor como ponte para renovação, projeto experimental do curso de Relações Públicas, desenvolvido pelos alunos Angela Maria de Morais, Gisele Domingos Rodrigues Correa, Luciana Helena Rodrigues e Marcelo Rodrigues.

A seção ENTREVISTAS apresenta o documentário “Ciência no jornalismo”, realizado pelos alunos do curso de Jornalismo, Diego Antônio, Lucas Campos, Priscilla Millan, Rúbia Modéstia e Sabrina S. Santos.

Já a seção ENSAIOS traz o resultado de análise de uma pesquisa de opinião, realizada junto a pessoas com deficiência assistidas pela AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, estudo desenvolvido pelos alunos Aline Alves Mariano, Camila Aguiar de Alcantara, Camila Aparecida Silva Ferreira, Diogo de Moraes Dorta, Elder Macedo Magalhães, Glaucia Araujo Konesuk, Jackeline Felippe, Jessica Gugias de Oliveira, Joyce Harabara Santana, Juliana da Silva Pereira, Laís da Silva Molina, Laís Rodrigues, Luis Gustavo Mendonça Lima, Luis Miguel Teixeira dos Santos, Mariana Vieira de Andrade, Nathan de Almeida Santos e Selvyn Guimarães Alves.

Completa esta edição uma RESENHA realizada pelos alunos do 3º. Semestre de Publicidade e Propaganda sobre o livro Planejamento de Marketing: Princípios básicos para sua implementação, dos autores Isabel Orestes da Silveira, Osvaldo Takaoki Hattori e Rosana Maria Pires Barbato Schwartz, publicado pela editora Mackenzie, no ano de 2014.

Boa leitura! 

Publicado: 01/06/2016

Apresentação

Artigos

Entrevistas

Ensaios

  • Ensaios

    Profa. Dra. Alessandra Barros Marassi
  • Pesquisa em Relações Públicas: o olhar da pessoa com deficiência

    Aline Alves Mariano, Camila Aguiar de Alcantara, Camila Aparecida Silva Ferreira, Diogo de Moraes Dorta, Elder Macedo Magalhaes, Glaucia Araujo Konesuk, Jackeline Felippe, Jessica Gugias de Oliveira, Joyce Harabara Santana, Juliana da Silva Pereira, Laís da Silva Molina, Lais Rodrigues, Luis Gustavo Mendonça Lima, Luis Miguel Teixeira dos Santos, Mariana Vieira de Andrade, Nathan de Almeida Santos, Selvyn Guimarães Alves, Profa. Ma. Fernanda Elouise Budag

Resenhas

  • Resenha

    Profa. Dra. Alessandra Barros Marassi
  • Planejamento de Marketing: Princípios básicos para sua implementação

    Abigail A. de J. Ferreira, Alice B. de Morais, Aline V. Rodrigues, Anna Luiza O. Beserra, Beatriz L. dos Santos, Bruna S. Garcia, Edilene A. dos Santos, Evelyn C. P. Gonçalves, Fahine M. G. da Silva, Gabriel J. da C. C. Leyton, Gabriella D. de H. Silva, Isabela do N. Pacheco, Jaqueline D. de Oliveira, Leticia M. Deodato, Paulo V. C. de Almeida, Rodrigo M. L. de Oliveira