Terminologias que se tornam hype

Da narrativa transmídia ao metaverso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31657/a29frq73

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar dois termos que ganharam espaço midiáticos nos últimos dez anos: Narrativa Transmídia e o conceito de Metaverso. O uso de diferentes mídias possibilita a construção de camadas narrativas, que satisfaçam diferentes audiências, e o desenvolvimento de mais canais de comunicação com um público que já tem uma cultura altamente participativa. Como metodologia se utiliza a variação de conceitos dos termos, a partir da sua origem, com as leituras do pesquisador estadunidense Henry Jenkins. Nas considerações finais, salienta-se a relevância que os termos possam ter definições minimamente estáveis para que tanto o meio acadêmico quanto o mercado possam falar a mesma “língua”. As narrativas que se propõem na era da convergência de mídias, em que as empresas produtoras de conteúdo necessitam, cada vez mais, conjugam diferentes meios em suas estratégias de comunicação, as quais os profissionais e pesquisadores da Cultura das Mídias devem ficar atentos.

Biografia do Autor

  • Mariana Dias, PUC-Rio

    Doutora pelo PPGCOM da PUC-Rio. É autora do livro "Narrativa transmídia: universos ficcionais que se expandem em múltiplas mídias".

  • Valmir Moratelli, PUC-Rio

    Valmir Moratelli é doutor em Comunicação pela PUC-Rio e autor do livro “A invenção da velhice masculina” (ed. Matrix), fruto de sua tese de doutorado. Desenvolve pesquisas sobre envelhecimento, representação de gêneros, masculinidade e novas formas de linguagens audiovisuais. 

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Publicado

29/11/2024

Como Citar

Terminologias que se tornam hype: Da narrativa transmídia ao metaverso. (2024). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 8(15). https://doi.org/10.31657/a29frq73