Terminologias que se tornam hype
Da narrativa transmídia ao metaverso
DOI:
https://doi.org/10.31657/a29frq73Resumo
O presente artigo se propõe a analisar dois termos que ganharam espaço midiáticos nos últimos dez anos: Narrativa Transmídia e o conceito de Metaverso. O uso de diferentes mídias possibilita a construção de camadas narrativas, que satisfaçam diferentes audiências, e o desenvolvimento de mais canais de comunicação com um público que já tem uma cultura altamente participativa. Como metodologia se utiliza a variação de conceitos dos termos, a partir da sua origem, com as leituras do pesquisador estadunidense Henry Jenkins. Nas considerações finais, salienta-se a relevância que os termos possam ter definições minimamente estáveis para que tanto o meio acadêmico quanto o mercado possam falar a mesma “língua”. As narrativas que se propõem na era da convergência de mídias, em que as empresas produtoras de conteúdo necessitam, cada vez mais, conjugam diferentes meios em suas estratégias de comunicação, as quais os profissionais e pesquisadores da Cultura das Mídias devem ficar atentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.