Comunicação/Comunicabilidade

Autores

  • Lucrécia DAlessio Ferrara Pontifícia Universidade Católica PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v3i5.89

Resumo

A epígrafe que dá origem a este trabalho encontra-se em Walter Benjamin e se refere a um texto de juventude, publicado em 2016 que tem como título Sobre a linguagem geral e sobre a linguagem do homem. Revisto depois de um século da sua publicação, observa-se que, naquele texto, se apresenta uma questão que, há cem anos, como nos dias atuais, é análoga àquela que nos interessa e se volta para a questão da linguagem como forma de comunicação e como expressão essencial de uma universalidade que, desde o início, vai além dela própria. Desde há um século como até nossos dias, apresentam-se pontos de indagação que exigem reflexão. Trata-se de elementos que convergem para a pergunta que identificaria uma área, e tenderia à produção de conhecimento e lhe conferiria uma possível autonomia científica: que é comunicação ou o que comunicável na comunicação?

Biografia do Autor

  • Lucrécia DAlessio Ferrara, Pontifícia Universidade Católica PUC-SP
    Livre-docente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Professora titular emérita da PUCSP e professora aposentada da USP

Referências

AGAMBEN, Giorgio. El sacramento del lenguaje. Arqueologia del Juramento. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2010.

BENJAMIN, Walter. A doutrina das semelhanças. In: ___________. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

___________. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem do homem. In: ___________. Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2011.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

SERRES, Michel. O Incandescente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

SIMONDON, Gilbert. El modo de existencia de los objetos técnicos. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2007.

SODR, Muniz. Antropológica do espelho. Uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2005.

Downloads

Publicado

19/03/2019

Como Citar

Comunicação/Comunicabilidade. (2019). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 3(5), 47-59. https://doi.org/10.31657/rcp.v3i5.89