Comunicação/Comunicabilidade
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v3i5.89Resumo
A epígrafe que dá origem a este trabalho encontra-se em Walter Benjamin e se refere a um texto de juventude, publicado em 2016 que tem como título Sobre a linguagem geral e sobre a linguagem do homem. Revisto depois de um século da sua publicação, observa-se que, naquele texto, se apresenta uma questão que, há cem anos, como nos dias atuais, é análoga àquela que nos interessa e se volta para a questão da linguagem como forma de comunicação e como expressão essencial de uma universalidade que, desde o início, vai além dela própria. Desde há um século como até nossos dias, apresentam-se pontos de indagação que exigem reflexão. Trata-se de elementos que convergem para a pergunta que identificaria uma área, e tenderia à produção de conhecimento e lhe conferiria uma possível autonomia científica: que é comunicação ou o que comunicável na comunicação?Referências
AGAMBEN, Giorgio. El sacramento del lenguaje. Arqueologia del Juramento. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2010.
BENJAMIN, Walter. A doutrina das semelhanças. In: ___________. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
___________. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem do homem. In: ___________. Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2011.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.
SERRES, Michel. O Incandescente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
SIMONDON, Gilbert. El modo de existencia de los objetos técnicos. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2007.
SODR, Muniz. Antropológica do espelho. Uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.