Uma videótica flusseriana para a coleção de videoarte The Refugee Memorial
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v4i8.418Resumo
Vilém Flusser encarava o vídeo como uma ferramenta epistemológica que opera sem se reduzir ao logos da lógica, gestando uma “videótica” marcada pela capacidade de instaurar uma atmosfera dialógica, não linear e potencialmente multiplicadora de pontos de vista ao pensamento. Ao mesmo tempo, ele também refletia sobre os exilados, refugiados e imigrantes como naturais instauradores (pela própria demanda de hospitalidade que colocam para seus novos vizinhos) dessa atmosfera dialógica, suscitando problemas cujas soluções passam pela ética, política, técnicos e estética. Nesse sentido, desenvolvemos o artigo movimentando tais entendimentos de Flusser sobre vídeo e os “expelidos”, associando-os com reflexões resultantes de uma entrevista com
o curador do memorial de videoarte The Refugee Memorial, Wilfried Agricola de Cologne, e com um recorte de obras que integram a coleção.
Palavras-chave: Imigração. Refugiados. Videoarte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.