Vilém Flusser e Marshall McLuhan: a Bienal de Arte de São Paulo de 1973 como ponto de contato
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v4i8.420Resumo
O artigo propõe investigar de que maneira Vilém Flusser se engajou na discussão sobre o contexto artístico e sobre a configuração das Bienais no Brasil, e sua participação no comitê organizador da Bienal de Arte de São Paulo de 1973. Por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, obteve-se a informação de que entre os convidados estava um grupo ligado a Marshall McLuhan para participar da Bienal. Foi analisado como se deu essa participação e apontou-se para possíveis contatos pessoais e intelectuais que fizeram com que um grupo de McLuhan fosse convidado. Concluímos que o artista Fred Forest pode ter sido um dos elos para essa ligação entre esses pesquisadores, mas que o encontro pessoal de fato não ocorreu.
Palavras-chave: Bienal de Arte de São Paulo. Fred Forest. Marshall McLuhan. Vilém Flusser.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.