Olhando pelo caleidoscópio

estado da arte sobre comunicações digitais nas revistas MATRIZes e Famecos

Autores

  • Helena M do Barreto UFC

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v5i10.433

Resumo

O trabalho discute a abordagem das comunicações digitais pelo campo da Comunicação. Parte da análise das publicações das revistas MATRIZes e Famecos, entre 2015 e 2020, que somam 523 textos, dos quais 172 foram identificados como sobre comunicações digitais. As revistas foram escolhidas por sua relevância para o campo. O estudo conclui que: a) as comunicações digitais ocupam lugar de destaque nos periódicos, representando 39% dos textos publicados da MATRIZes e 28% da Famecos; b) há grande diversidade de conceitos utilizados, o que mostra inexistência de um paradigma teórico dominante nem mesmo um quadro sólido de fundamentação; c) há diversidade de fenômenos abordados, o que revela também uma abordagem ampla da comunicação; d) há diálogo com diversas disciplinas. No momento atual, temos um caleidoscópio de abordagens que se, por um lado, é interessante por fomentar análises diversas e transdisciplinares, por outro expressa o desafio de viabilizar aprofundamento conceitual e análises mais duradouras e que deem maior espessura temporal aos fenômenos.

Biografia do Autor

  • Helena M do Barreto, UFC

    Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2018), com
    período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da Universidade de
    Lisboa, financiado pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes.
    Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2012) e
    graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2009) pela mesma universidade.
    Docente (Adjunta-A) na Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora do GT Economía
    política de la información, la comunicación y la cultura da Clacso.

Downloads

Publicado

23/12/2021

Como Citar

Olhando pelo caleidoscópio: estado da arte sobre comunicações digitais nas revistas MATRIZes e Famecos. (2021). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 5(10). https://doi.org/10.31657/rcp.v5i10.433