Jornalismo periférico:
por uma práxis decolonial e antirracista
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v7i13.662Resumo
Este artigo apresenta uma análise de projetos de jornalismo periférico localizados na cidade de São Paulo, que funcionam como agências, coletivos, laboratórios. A proposta inicial é identificar a contribuição desses projetos periféricos de jornalismo no fornecimento de uma maior diversidade de temas e práticas jornalísticas, bem como na construção de narrativas mais adequadas às realidades das periferias. Após levantamentos preliminares e a adoção de conceitos de jornalismo e decolonialidade, é possível destacar algumas iniciativas periféricas relevantes, como a Agência Mural de Jornalismo das Periferias, Énois, Desenrola e Não Me Enrola, Preto Império e Periferia em Movimento, que estão em busca de umjornalismo antirracista e decolonial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.