O advento da Nova Diplomacia Pública e as Relações Públicas Internacionais: o caso do Instituto Confúcio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31657/779bnm37

Resumo

O diálogo dos Estados com a comunidade internacional, com fulcro em informar e influenciar a formação de opinião, ganhou novos contornos com o surgimento das tecnologias digitais. Neste texto, a Nova Diplomacia Pública é apresentada como uma atividade comunicativa de alcance internacional e de caráter público, político e estratégico, situada no âmbito de interesse das Relações Públicas Internacionais, em razão de estratégias de comunicação para o estabelecimento do diálogo e da geração de vínculos entre os atores internacionais e seus públicos. Para realçar a sua importância, é trazido à baila o caso do Instituto Confúcio, a saber, instituição sem fins lucrativos dedicada á promoção da língua e cultura chinesa no mundo.

 

 

Biografia do Autor

  • Guibson Dantas, UFRGS

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidad de Málaga. É professor associado do Centro de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas, atualmente em exercício na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É sócio-membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Sociedade Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Líder do Grupo de Estudos em Comunicação e Relações Internacionais (geCRI/CNPq). Por treze anos pesquisou a utilização dos meios de comunicação de massa como plataformas de cooptação social pelas instituições neopentecostais no Brasil. A partir de 2016 passou a atuar na interface entre as áreas de Comunicação e Relações Internacionais, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda. Trabalha com os seguintes temas de pesquisa: Relações Públicas Internacionais, Propaganda Estatal, Geopolítica da Comunicação e Comunicação e Poder.

  • Brandy Aguiar, Unisinos

    Especialista em Relações Internacionais e Diplomacia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).  Bacharela em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui experiência nas áreas de Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Branding e Comunicação para Terceiro Setor. Possui interesse de pesquisa nos seguintes temas: relações públicas internacionais, desocidentalização, marca-país, diplomacia pública, metodologias de pesquisa em comunicação e estudos asiáticos.

Downloads

Publicado

29/11/2024

Como Citar

O advento da Nova Diplomacia Pública e as Relações Públicas Internacionais: o caso do Instituto Confúcio. (2024). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 8(15). https://doi.org/10.31657/779bnm37