O medo da cidade ou a cidade do medo?
Breves interpretações hermenêuticas
DOI:
https://doi.org/10.31657/fg9ee654Resumo
Quais são as lentes através das quais temos acessado a realidade da cidade: a da experiência vivida ou da midiatização das narrativas jornalísticas? Essa provocação permeia as reflexões do presente artigo com a finalidade de compreender outra importante indagação no contemporâneo: o medo da cidade ou a cidade do medo? Tais argumentações fazem parte da construção de uma Hermenêutica do Medo, provenientes da interpretação das relações estabelecidas, hoje, com as cidades. São observações emergidas em 11 anos de pesquisa nas interações entre mídia e violência[1]. Os achados iniciais indicam um fio condutor em que a experiência das pessoas se confunde com as informações provindas da mídia.
[1] Desde de 2012, já realizamos três projetos de pesquisa denominados: “Mídia e Violência: as narrativas midiáticas na Amazônia paraense” (2012-2015); “Mídia e Violência: percepções e representações na Amazônia” (2017-2020); e “Mídia e Violência: sentidos e significados na Amazônia (2022 até hoje). Todos realizados na Universidade Federal do Pará em parceria com a Universidade da Amazônia e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, edital Universal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.