Efeitos de presença na retórica publicitária da Igreja Católica: um estudo da propaganda da JMJ Rio 2013
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v2i4.69Resumo
Este texto examina o modo como a retórica publicitária da Igreja Católica, articulada através de propaganda audiovisual da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, é capaz de produzir, na interação com um público específico, efeitos de sentido que podem ser interpretados e efeitos de presença capazes de serem percebidos fisicamente pelos espectadores. Metodologicamente, foi utilizada a categoria de análise da forma do conteúdo, a fim de tematizar os elementos materiais que compõem a narrativa publicitária como pertencentes ao campo não hermenêutico, portanto, fora da esfera dos significados, e propô-los como o elemento capaz de tocar quem interage com estes produtos. Concluímos que a materialidade da propaganda audiovisual, em interação com espectadores em contexto de reconhecimento específico, pode contribuir para que o público perceba e sinta as coisas do mundo como atmosferas e climas que os envolvem fisicamente. Esta, em nossa perspectiva, é uma dimensão política que atravessa a vivência religiosa de crentes e não crentes na atualidade.
Palavras-chave: Efeitos de presença. Propaganda religiosa. Igreja Católica. Experiência.
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