Efeitos de presença na retórica publicitária da Igreja Católica: um estudo da propaganda da JMJ Rio 2013

Autores

  • Jorge Cardoso Filho Universidade Federal da Bahia UFBA
  • Caio Barbosa Nascimwento Universidade Federal da Bahia UFBA

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v2i4.69

Resumo

Este texto examina o modo como a retórica publicitária da Igreja Católica, articulada através de propaganda audiovisual da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, é capaz de produzir, na interação com um público específico, efeitos de sentido que podem ser interpretados e efeitos de presença capazes de serem percebidos fisicamente pelos espectadores. Metodologicamente, foi utilizada a categoria de análise da forma do conteúdo, a fim de tematizar os elementos materiais que compõem a narrativa publicitária como pertencentes ao campo não hermenêutico, portanto, fora da esfera dos significados, e propô-los como o elemento capaz de tocar quem interage com estes produtos. Concluímos que a materialidade da propaganda audiovisual, em interação com espectadores em contexto de reconhecimento específico, pode contribuir para que o público perceba e sinta as coisas do mundo como atmosferas e climas que os envolvem fisicamente. Esta, em nossa perspectiva, é uma dimensão política que atravessa a vivência religiosa de crentes e não crentes na atualidade.

Palavras-chave: Efeitos de presença. Propaganda religiosa. Igreja Católica. Experiência.

Biografia do Autor

  • Jorge Cardoso Filho, Universidade Federal da Bahia UFBA

    Diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
    UFRB. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA, e
    do mestrado em Comunicação da UFRB. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq PQ nível
    2. Jornalista graduado pela UFBA (2004), mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela
    UFBA (2006) e doutor em Comunicação pela UFMG (2010). Realizou estágio doutoral (sandwich) sob a
    supervisão de Martin Seel, na Goethe-Universität Frankfurt am Main (2009). Membro da IASPM Rama
    América-Latina.

  • Caio Barbosa Nascimwento, Universidade Federal da Bahia UFBA

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade
    Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom-UFBA). Bacharel
    em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da
    Bahia (UESB). Atualmente, é membro do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na
    Comunicação (TRACC).

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Publicado

05/09/2018

Como Citar

Efeitos de presença na retórica publicitária da Igreja Católica: um estudo da propaganda da JMJ Rio 2013. (2018). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 2(4), pág. 85-112. https://doi.org/10.31657/rcp.v2i4.69