A desconstrução da desinformação científica na comunicação pública transnacional
uma análise comparativa da BBC News Brasil e DW Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31657/qvsdmx91Resumo
O artigo examina como o fenômeno do negacionismo científico foi enquadrado na cobertura jornalística da pandemia da Covid-19 no Brasil em duas organizações transnacionais de comunicação pública que atuam no cenário brasileiro com produtos digitais em língua portuguesa – os websites BBC News Brasil, da British Broadcasting Corporation (BBC), e DW Brasil, da alemã Deutsche Welle (DW). A metodologia combinou pesquisa documental, a partir das políticas editoriais dos veículos, e análise de conteúdo quali-quantitativa de um corpus com 742 unidades informativas, publicadas entre 1º de dezembro de 2020 e 5 de abril de 2021. Observou-se que ambas as organizações contribuíram para a deslegitimação da desinformação no governo Jair Bolsonaro, com práticas diferenciadas. Enquanto a DW Brasil se posicionou de forma crítica, reportando vozes plurais da sociedade civil, a BBC News Brasil privilegiou fontes científicas e especialistas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.