Comunicação e Revelação

Autores

  • Ciro Marcondes Filho

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v1i1.5

Resumo

O ensaio revisita os três momentos da existência humana descritos por Emmanuel Levinas, centrando sua atenção no terceiro, a superação da hipóstase em direção ao devir, ao ser para o outro. Seu conceito de comunicação, contudo, vinculado à sua proposta talmúdica, propõe uma submissão ao outro, diferenciando-se aí da proposta da Nova Teoria. Nesse caso, três caminhos seguem divergentes do nosso: Levinas propõe um olhar ético para a comunicação enquanto nós buscamos o fenomenológico; ele atrela a comunicabilidade à presença física do outro, seu rosto, seu olhar, enquanto nós expandimos a comunicabilidade para obras humanas e sua força expressiva; finalmente, o acontecimento, em Levinas, é obra do acaso, do encontro fortuito entre mim e a alteridade, enquanto, para nós, o acontecimento comunicacional supõe um projeto, uma ação dirigida a um fim, em suma, uma ação ativa, não apenas reativa.

Palavras-chaves: Comunicação. Devir. Alteridade. Revelação. Fenomenologia. Acontecimento. Projeto.

 

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Publicado

16/01/2017

Como Citar

Comunicação e Revelação. (2017). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 1(1), pag. 17-28. https://doi.org/10.31657/rcp.v1i1.5