Perspectivas afroncentradas de ensino em Comunicação:

relatos de experiência docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v6i12.626

Resumo

Este trabalho reúne as experiências de práticas docentes e discute sobre perspectivas afrocentradas de ensino na área da Comunicação Social. A partir dos relatos apresentados, a partir de um recorte espaço-temporal – da disciplina ministrada pelos autores no ano de 2020, na Universidade Federal Fluminense –, pretendemos analisar a importância e a urgência dos temas étnico-raciais na formação de graduandos da área, tanto em relação ao mercado de trabalho quanto à formação acadêmica. Com o avanço de políticas públicas que dirimiram as desigualdades socioeconômicas no Brasil, como é o caso das cotas raciais em universidades, percebemos a necessidade de um outro aprofundamento dentro do ambiente do Ensino Superior: temas, disciplinas, bibliografia e professores negros.

Biografia do Autor

  • Pedro Henrique Conceição dos Santos, Universidade Federal Fluminense

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF) e bolsista CAPES. Mestre em Comunicação (PPGCOM/UFF) e Produtor Cultural (UFF). E-mail: pedrohenrique.cdossantos@gmail.com

  • Geisa Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

    Professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense desde 2003. Doutora em Letras pela PUC-Rio (2011) e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2002). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa Sobre Gênero e Raça na Mídia e nas Artes – Dissemina-Lab – fundado em 2019. E-mail: geisarodrigues@id.uff.br.

Downloads

Publicado

27/02/2023

Como Citar

Perspectivas afroncentradas de ensino em Comunicação:: relatos de experiência docente. (2023). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 6(12). https://doi.org/10.31657/rcp.v6i12.626