v. 6 n. 12 (2022): Comunicação organizacional na contemporaneidade: redes digitais e outros desafios
Em um mundo cada vez mais conectado e de transformações intensas, sobretudo nas esferas relacionadas à sociabilidade, a comunicação se torna ainda mais vital para as organizações. Nesse contexto, pensar a comunicação organizacional demanda versatilidade e resiliência dos pesquisadores deste campo, especialmente porque o que se observa hoje nas organizações é uma grande incoerência entre o “falar” e o “fazer” – um abismo que precisa ser cruzado com urgência. A falta de compreensão desse contexto e do real valor da comunicação nos ambientes organizacionais é, com certeza, um dos maiores desafios da comunicação organizacional. O cenário de transparência e de múltiplas vozes, impulsionado pela dinâmica das mídias digitais, usurpou a hegemonia discursiva que as organizações detinham no passado. Nessa realidade, as organizações são cobradas, cada vez mais, por atitudes íntegras, discursos honestos e comportamentos éticos. No entanto, muitas delas ainda adotam uma postura autoritária na forma como se relacionam com seus públicos, mantendo uma comunicação meramente informacional, sem diálogo e com discursos vazios que não se sustentam na prática. A construção de novos paradigmas e de uma nova práxis da comunicação nas organizações se torna algo latente e necessário. Nesse sentido, as pesquisas em comunicação organizacional têm oferecido contribuições relevantes e, por isso, o intuito desta edição é dar uma maior visibilidade à temática e ampliar a discussão.