O O trabalho ético de construção dos conflitos e redefinição dos vínculos de confiança em contextos organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.31657/5wx02513Resumo
O objetivo deste artigo é as interfaces possíveis entre vulnerabilidades e dissensos em contextos organizacionais, entendendo sua construção situada e relacionalmente direcionada pela confiança. De maneira a entender essa relação, refletimos acerca de como a montagem de cenas anti-hierárquicas interfere em nossa apreensão dos sujeitos e em seus modos de aparecer politicamente nos espaços de disputa. Argumentamos que as ações de reorganizar, redefinir e alterar as disposições de corporeidades, temporalidades e espacialidades dá origem a uma infrapolítica, ou seja, uma multiplicidade de pequenos gestos e arranjos que não se resumem a produzir resistência, mas a indicar caminhos possíveis para a autonomia e a emancipação. A nosso ver, situações dialógicas estabelecidas nas cenas de dissenso podem auxiliar os atores organizacionais a compreender quais são as condições e possibilidade de tematização política de suas vulnerabilidades, das assimetrias de poder que atravessam suas relações e dos possíveis arranjos a serem criados para redefinir os dispositivos interacionais que os mantêm em contato e em interdependência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.