A comunicação e o enigma da alteridade
responsabilidade ética, justiça e hospitalidade
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v5i9.427Resumo
O objetivo deste texto é elaborar uma reflexão acerca de como o enigma configurado pelo encontro com a alteridade pode nos deslocar e nos afetar de maneira a produzir também impacto sobre os esquemas de inteligibilidade que definem nosso modo de apreender e acolher aqueles que nos aparecem como “estranhos”. Buscamos mostrar, a partir de autores como Emmanuel Levinas e Judith Butler, que a resposta a ser elaborada para tal enigma escapa ao modelo discursivo de resolução racional de problemas coletivos, requerendo uma outra maneira de entender a modelagem da interação com os outros. Argumentamos que o enigma do rosto do outro, seu apelo pelo descentramento do “eu” e seu grito só podem ser ouvidos se alterarmos o imaginário político de interdependência que define o contexto de nossa experiência da pluralidade de modos de vida em sua inquietante singularidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.