A teoria nas livrarias: o circuito de publicação e distribuição como problema epistemológico na Comunicação

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Casper Líbero
  • ngela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v3i5.94

Resumo

Como o circuito de impressão e publicação de livros se articula com a Pesquisa em Comunicação? Todos os anos, um número considerável de pesquisas, da iniciação científica ao pós-doutorado, são feitas nas Universidades. No entanto, apenas uma pequena fração será publicada, e um número ainda menor atingirá efetivamente as livrarias, reais ou virtuais. A partir de uma pesquisa de campo exploratória, realizada no período de 2014 a 2018 em livrarias universitárias e comerciais em Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Recife, este texto propõe entender as questões de produção e circulação do conhecimento em termos epistemológicos, na medida em que a disponibilidade de um texto é um índice do que será lido ou não e, consequentemente, incluído ou excluído de um estudo e, portanto, o que pode ser teoria na Área.

Palavras-chave: Publicação. Mercado Editorial. Comunicação. Epistemologia.

Biografia do Autor

  • Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Casper Líbero

    Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pós-Doutorado na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra. professor do PPG em Comunicação da Cásper Líbero, onde leciona na Graduação em Jornalismo e foi editor da Revista Líbero.

  • ngela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Comunicação Social pela UFMG (2007) e mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado em Comunicação e em Ciências Sociais na cidade de Grenoble (França), onde atuou junto a dois grupos de pesquisa: o Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication (Institut de Communication et Medias Université Stendhal) e o Groupe de Recherche en Sciences Sociales sur lAmérique Latine (MSH-Alpes, Université Pierre Mendes France).

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Publicado

19/03/2019

Como Citar

A teoria nas livrarias: o circuito de publicação e distribuição como problema epistemológico na Comunicação. (2019). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 3(5), 103-115. https://doi.org/10.31657/rcp.v3i5.94