A teoria nas livrarias: o circuito de publicação e distribuição como problema epistemológico na Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v3i5.94Resumo
Como o circuito de impressão e publicação de livros se articula com a Pesquisa em Comunicação? Todos os anos, um número considerável de pesquisas, da iniciação científica ao pós-doutorado, são feitas nas Universidades. No entanto, apenas uma pequena fração será publicada, e um número ainda menor atingirá efetivamente as livrarias, reais ou virtuais. A partir de uma pesquisa de campo exploratória, realizada no período de 2014 a 2018 em livrarias universitárias e comerciais em Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Recife, este texto propõe entender as questões de produção e circulação do conhecimento em termos epistemológicos, na medida em que a disponibilidade de um texto é um índice do que será lido ou não e, consequentemente, incluído ou excluído de um estudo e, portanto, o que pode ser teoria na Área.
Palavras-chave: Publicação. Mercado Editorial. Comunicação. Epistemologia.
Referências
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Difel, 1996.
BRAGA, J. L. Nem rara, nem ausente tentativa. Matrizes, v. 4, p. 65-81, 2010.
___________. Dispositivos Interacionais. In: ENCONTRO DA COMPS, 20, 2011, Porto Alegre. Anais Porto Alegre: UFRGS, jun. 2011.
BURSZTYN, M.; DRUMMOND, J.; NASCIMENTO, E. Como escrever e publicar trabalhos científicos. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
FRANA, V. Paradigmas da Comunicação: conhecer o quê? In: MOTTA, L. G.;
FRANA, V.; PAIVA, R.; WEBER, M. H. (Orgs.). Estratégias e culturas da comunicação. Brasília: UnB, 2001.
FRANA, V. R. V.; J. L. PRADO. Comunicação como campo de cruzamentos, entre as estatísticas e o universal vazio. Questões Transversais Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 2, p. 1, 2013.
FRANA, V. R.; SIMES, P. G. Curso básico de teorias da comunicação. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
JOHNSON, B. The Barbara Johnson reader. Yale: Yale University Press, 2013.
MALCHER, M. A.; LOPES, S. C.; MIRANDA, F. C. Circulação das discussões teóricas e epistemológicas da Comunicação no Norte do Brasil. In: 24o Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2015, Belém. Anais... São Paulo: Compós, 2015. v. 1. p. 1-15.
MARTINO, L. C. Teorias da Comunicação: muitas ou poucas? Cotia: Ateliê Editorial, 2007.
MARTINO, L. M. A ilusão teórica em Comunicação. Revista Famecos, n. 36, 2008. ___________. Teoria da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2009.
MARTINO, L. M. S. O que foi teoria da comunicação? Um estudo da bibliografia entre 19671986. Revista Comunicação Midiática (on-line), v. 6, p. 28-39, 2011.
___________. O diálogo entre fatores políticos e epistemológicos na formação do campo da Comunicação no Brasil. Folios, v. 28, p. 159-175, 2012. ___________. O diálogo norte-sul em Teoria da Comunicação: hegemonias, apropriações e resistências nas pesquisas anglo-saxônicas e latino-americanas. Comunicação & Sociedade, v. 36, p. 85-106, 2014.
SPIVAK, G. C. In other worlds. Londres: Routledge, 2006.
___________. Outside in the teaching machine. Londres: Routledge, 2008.
THIONGO, N. W. Decolonizing the mind. Nova York: Heinemann, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.