Visões do vírus
Vigilância, mediações e (narr)ativismo
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v5i10.467Resumo
A chegada da pandemia de COVID-19 no início de 2020 criou a necessidade de medidas de proteção para frear a doença. Estas medidas, em especial o isolamento social, contribuíram para que o digital passasse a ser a mediação padrão para grande parte das relações humanas. A intensificação da comunicação e sociabilidade por meios digitais intensificou macroprocessos sociais que já estavam em andamento, como a midiatização, “appficação”, migração do trabalho para as residências (home office), coleta massiva de dados para análise e classificação de pessoas com objetivos comerciais, dentre outros.
Este artigo tem por objetivo analisar alguns dos fenômenos emergentes das interações através de meios de comunicação digitais no contexto da pandemia de COVID-19 a partir de três eixos distintos: vigilância e dataficação; diferenças entre comunicação mediada digitalmente em relação a comunicação presencial; construção de narrativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.