O desafio de gerir as redes sociais de uma instituição educacional na pandemia: a opção pelo estreitamento de laços implantada pelo Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v6i12.613Resumo
Este artigo reflete os resultados de pesquisa desenvolvida desde 2016 sobre a importâncias das plataformas digitais na construção de imagem, quando as redes e o site do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) foram reformulados, a partir de um planejamento criado nas turmas de graduação das aulas de Oficina de Comunicação Institucional, disciplina obrigatória do curso de Jornalismo. Este planejamento foi seguido até fevereiro de 2020, quando, em função da pandemia, a comunicação organizacional da instituição precisou ser revista e reestruturada de forma emergencial, para conseguir eficácia e chegar a seus públicos, a partir da ausência total das estruturas presenciais para o funcionamento da instituição, que ocorrera de forma súbita. O recorte dos dados apresentados neste artigo contempla dois anos completos, tendo como marco temporal o mês de março de 2022, quando o IACS foi reaberto, encerrando o ciclo de funcionamento totalmente remoto. A hipótese apresentada aqui é de que a mudança de estratégia adotada a partir do início da pandemia fortaleceu a comunicação institucional nas redes e favoreceu os processos de comunicação organizacional a partir das plataformas digitais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.